Fotógrafo, professor e pesquisador paulista, reside há 14 anos no Ceará. É ganhador do PrixPhoto Aliança Francesa (2019), do prêmio FUNARTE de Produção em Artes Visuais (2013), do Fulbright Visiting Scholar Program (2022) e do Universal CNPq (2016).
Participou das exposições: Mutierte Bilder (2009), Encontros de Agosto (2016), Festival Verbo Ver (2018), Fotofestival Solar (2018), Fotosururu (2019), Circulo da Imagem (2021), Mare Fotofestival (2021), Painel da Fotografia Cearense (2021), Festival de Fotografia de Tiradentes (2021) e Rotterdam Photo (2022).
Pós-doutor em Cinema e Arte Contemporânea pela Universidade Sorbonne-Nouvelle (Paris 3), doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFC).
Foi diretor científico da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação), diretor da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) e é líder do IMAGO – Laboratório de Estudos de Estética e Imagem. Foi curador da exposição fotográfica “Novos Olhares na Fotografia Contemporânea” (CCBNB, 2016) e fez parte da comissão de seleção de projetos do XII Edital Ceará Cinema e Vídeo da Secult (2015).
Publicou os livros: “Narrativas Sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea” (Circuito, 2014) e, junto com Susana Dobal, “Fotografia Contemporânea: fronteiras e transgressões” (Casa das Musas, 2013).
Educação:
2015 – Pós-doutorado em Cinema e Arte Contemporânea – Université Sorbonne-Nouvelle (Paris 3)
2010 – Doutorado em Comunicação e Linguagens – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
2003 – Mestrado em Comunicação e Linguagens – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
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2022 – Professor visitante na New York University (NYU) – com bolsa Fulbright.
2009 – Estágio de doutorado na Bauhaus-Universität – financiado pelo DAAD/Capes.
Prêmios:
2022 – Fulbright Visiting Scholar Program
2019 – PrixPhoto Alliance Française – Melhor ensaio fotográfico “The survival of fireflies”
2019 – Festival Fotosururu – Menção Honrosa na categoria ensaio fotográfico.
2016 – Edital Universal CNPq – projeto “Do visível ao inapresentável: apontamentos sobre a fotografia latino-americana contemporânea”
2015 – Edital Funcap – projeto “Novos olhares na fotografia contemporânea”
2014 – Prêmio FUNARTE de Produção em Artes Visuais
Principais Exposições:
2009 – Mutierte Bilder
2016 – Encontros de Agosto
2018 – Festival Verbo Ver
2018 – Fotofestival Solar
2019 – Fotosururu
2021 – Circulo da Imagem
2021 – Mare Fotofestival
2021 – Painel da Fotografia Cearense
2021 – Festival de Fotografia de Tiradentes
2022 – Rotterdam Photo
Livros Publicados:
1. Teorias da Imagem: sobre o fotográfico (com Silas de Paula e Patrícia Veloso, Terra da Luz, Editorial, 2020).
2. Narrativas sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea (Circuito, 2014).
3. Fotografia Contemporânea: Fronteiras e Transgressões (com Susana Dobal, Casa das Musas, 2013).
Artigos Publicados:
1. Reis Filho, O; Ciquini, F. (2021). Desmistificações da fotografia: Machado, Wolf e o editor-fotógrafo. Significação, v. 48, p.113-132.
2. Reis Filho, O.; Morais, I. (2019). Encenação em fotografia – montando cenas e contando histórias. Galáxia, v. 40, p.85-100.
3. Reis Filho, O.; Reinaldo, G. (2019) Warburg e Benjamin: inacabamento e montagem como métodos de conhecimento. E-compós, v. 22, p.1-20.
4. Reis Filho, O. (2017). Imagens insurgentes: notas sobre a fotografia urbana no Ceará. Discursos Fotográficos, v. 13, p. 107.
5. Reis Filho, O. (2016). Fotografia e experiência urbana: notas sobre a poética do caos em Eustáquio Neves. Líbero, v. 37, p. 61-70
6. Reis Filho, O.; Morais, I. (2016). Auto-retrato: a fotografia em performance. Fronteiras, v. 18, p. 3-13.
7. Reis Filho, O. (2013). Estética da Fotografia: um diálogo entre Benjamin e Flusser. Flusser Studies, v. 15, p. 100-113.
8. Reis Filho, O.; Vasconcelos, L. (2012). Da Porta para Dentro: Nan Goldin, Cia de Foto e a poética da intimidade na fotografia contemporânea. Em Questão (UFRGS), v. 18, p. 100.
9. Reis Filho, O. (2012). Reconfigurações do olhar: hápticas na cultura visual contemporânea. Visualidades, v. 10, p. 100-115.
10. Reis Filho, O. (2011). Poderes do vazio: videoarte entre o niilismo e a transfiguração. Galáxia, v.11, p. 102-111.
11. Reis Filho, O. (2007). Desconstrução, opacidade e desmemória: a reinvenção da fotografia na prática contemporânea. Significação, v. 27, p. 89-100.
Capítulos de Livros:
1. Reis Filho, O. (2020). O que a arte pode fazer quando reina a escuridão? Duas ou três coisas sobre Khôra, de Maíra Ortins. In: Silas de Paula (Orgs.) Maíra Ortins: um lugar imaginado. Fortaleza: Expressão, 2020.
2. Reis Filho, O. (2019). Cinema (ao vivo): a montagem disjuntiva e a explosão de sentidos na prática dos VJs. In: Philippe Dubois et al. (Org.). Pós-fotografia, Pós-cinema: novas configurações das imagens. São Paulo: Edições Sesc, p. 85-100.
3. Reis Filho, O. (2019). O que a fotografia pode fazer hoje? Notas sobre experimentação e lúdico nas obras de Rosângela Rennó e Alexandre Sequeira. In: Ângela Marques; Frederico Vieira (Org.). Imagens e Alteridades. Belo Horizonte: UFMG, p. 107-120.
4. Reis Filho, O. (2016). A encenação no retrato fotográfico: do “isto foi” ao “isto foi encenado”. In: Antônio Fatorelli; Victa Carvalho; Leandro Pimentel (Org.). Fotografia Contemporânea: desafios e tendências. Rio de Janeiro: Mauad, p. 145-162.
5. Reis Filho, O. (2013). Distorcer a câmera, virtualizar a Imagem: o lúdico na fotografia contemporânea. In: Osmar Gonçalves dos Reis Filho; Susana Dobal. (Org.). Fotografia Contemporânea: Fronteiras e Transgressões. Brasília: Casa das Musas, 2013, p. 57-74.